terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

"




"Correr é estar absolutamente sozinho. Sei desde o início: na solidão, é-me impossível fugir de mim próprio. Logo após as primeiras passadas, levantam-se muros negros à minha volta. Inofensivo, o mundo afasta-se. Enquanto corro, fico parado dentro de mim e espero. Fico finalmente à minha própria mercê.

(...)


Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr através desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim sempre. Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer. Porque a minha força é imortal.

(...)


E há paz no caos dos meus movimentos, pernas e braços sem equilíbrio, soltos, perdidos, desesperados. E há silêncio no rugido que me envolve, grave, constante, ensurdecedor. Há silêncio nas vozes, nas palmas (...) já não tenho dúvidas. Sou forte e sereno e imortal. Já não tenho dúvidas."





José Luís Peixoto in Cemitério de Pianos ** 'o lado negro das palavras http://lnp.weblog.com.pt/



4 comentários:

Anónimo disse...

Exmos.(as) Senhores (as)
O Espaço t – Associação Para o Apoio à Integração Social e Comunitária vai realizar nos dias 22 e 23 Março de 2007 o V Congresso Internacional, intitulado “Morte, Cultura e Arte” que terá lugar no Seminário de Vilar – Rua de Arcediago Vanzeller, Porto.
Esta iniciativa surge integrada num ciclo de congressos bianuais, com o objectivo de discutir temáticas que de outra forma não seriam debatidas.
O Espaço T promove assim um espaço de reflexão sobre a morte e as diferentes formas de ver e sentir, nas diferentes culturas de um mundo multicultural. Os três anteriores congressos “A Arte pode ser Terapêutica?”, “ O Onírico, a Arte e a Terapia” e “O Silêncio, O Ruído e Tudo o Resto”, contaram em cada um deles, com a participação de aproximadamente 800 congressistas.
Segundo Jorge Oliveira, presidente do Espaço T “iremos reflectir sobre a morte do corpo e de todas as outras mortes, que desde o nascimento surgem num corpo ao qual podemos chamar templo das mortes. Perspectivar os vários conceitos de morte/vida e o papel da morte na vida”.
Este congresso conta com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais, que de alguma forma, irão debater esta temática, resultantes das suas actividades profissionais, bem como das suas vivências pessoais e culturas.
Nomes como Daniel Serrão (médico), Moisés Espírito Santo (sociólogo), Filipa Gonçalves (transexual), Pinto da Costa (médico legista), José António Luz (espírita), Elisabete Dâmaso (Cientologia), David Oakford (near-death experience) entre muitos outros. ….
A mesa de Honra deste congresso é presidida pelo Presidente da República – Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.
Este Congresso, para além de inúmeras surpresas que acontecerão durante estes 2 dias, terá um jantar denominado “ Manjar dos Deuses”.
Gostaríamos que a V. Instituição pudesse estar presente neste

Participe neste projecto divulgando-o!


“Com a morte de cada homem termina um universo cultural específico, mais ou menos rico mas sempre original e irrepetível. O que o homem deixa quando morre – os seus escritos, os objectos culturais que criou, a memória da sua palavra, dos seus gestos ou do seu sorriso naqueles que com ele viveram, os filhos que gerou – tudo exprime uma realidade que está para alem do corpo físico, de um certo corpo físico que esse homem usou para viver o seu limitado tempo pessoal de ser homem.”
Daniel Serrão
In "Viver, envelhecer e morrer com dignidade"

Programa do 5º Congresso Internacional do Espaço T
“Morte, Arte e Cultura”

22 DE MARÇO 2007
9:00 Entrega da documentação
9:30 Sessão de abertura
10:30 Conferência "choramos a morte e afinal que enigma é este?"
11:00 Café paraíso
11:15 Mesa redonda "morte e culturas"
13:00 Almoço
14:30 Mesa redonda "a morte do prazer vs o prazer da morte"
16:00 Sumo dos anjos
16:30 Mesa redonda "a morte passou por mim"
21:00 Jantar social "manjar dos deuses"

23 DE MARÇO 2007
9:30 Mesa redonda "a morte nas artes "
11:00 Café supremo
11:15 Mesa redonda "do nascimento à morte vai um passo e depois?"
13:00 Almoço
14:30 Mesa redonda "tantas mortes num só corpo: templo das mortes"
16:00 Porto sentido
16:30 Mesa redonda "cuidar a morte antes da morte"
17:30 Conferência: "o que nos dizem os mortos?"
18:30 Sessão de encerramento

DATA LIMITE DE INSCRIÇÕES: 19 DE Março de 2007
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: ESPAÇO T – Att.: Cristina Afonso
Rua do Sol, 14, 2º; 4000-527 Porto / Portugal
Telef.: 351 22 340 37 12 / E-mail: espacot@espacot.pt

Leonel Morais


Departamento de Comunicação e Imagem

Anónimo disse...

Dsclp ja a mt tmp q n aki vinha e tu ja fizeste 2 posts. pelo - so foram 2... se n tinha mt q comentar lol.
ena pah ganda coment o anterior... lol. Eu gostei da imagem! Gstei bue de ver o filme, ate tnh o DVD lol. mm progundas essas palavras. cm tu disseste o "lado negro das palavras" lol. bjs* gsto de ti

Anónimo disse...

Sim senhor mto bom ;) sabias que o José Luís Peixoto fez uma letra para o novo albúm dos Da Weasel =D
Não conheço a sua obra mas deve ser boa, pelo que li aqui no teu blog...A ver o que a junção entre os da Weasel e o José dá =P

bjs******brigada pelo comment =)*******

Anónimo disse...

noiva cadáver *0* !!!!
Ele devia ter ficado c ela em x de ter sido c a humana -.- ...

E exes poemas , daqele site q me deste =) *!!!!!!

E a força q me deste hoje =D *!!!
Obrigada amore *
Es uma K.R.I.D.A mm ^^ *
Mnh super =) *